terça-feira, 28 de setembro de 2010

Declare Seu Amor Por Ribeira!

Vamos construir juntos este Blog! Você que nasceu e cresceu em Ribeira, que viveu ou ainda vive nesta encantadora cidade, envie fotos, comentários, vídeos, depoimentos, curiosidades, etc. Vamos formar uma grande rede social de comunicação, declare seu carinho e seu eterno amor por Ribeira.
Ame: Não deixe de resgatar e preservar a cultura e os aspectos históricos da cidade e do seu povo.
Preserve: Ajude a preservar suas belezas e seus recursos naturais engajando-se e ajudando desenvolver projetos de desenvolvimento sustentáveis para Ribeira e região.
A cidade é você! Comemore seu aniversário nos 100 anos de emancipação política. Ribeira é um pequeno município mas com habitantes de muita garra e valor.
Todos estão convidados a conheçe-la . Sejam todos bem vindos!!!!

Ribeira – A “Capital da Amizade”
Localização:
Ribeira é um município localizado no sul do estado de São Paulo, na divisa com o estado do Paraná.

Povoamento:
O povoamento do território banhado pelo rio Ribeira, iniciou-se com a chegada do índio catequizado Vitorino, vindo de Apiaí, por volta de 1800.
Outras famílias foram atraídas pelas histórias contadas por ele em suas viagens à cidade de origem, atraídas também pelas notícias das riquezas minerais existentes, o que levou outros colonizadores ao vale da Cana-Verde, local conhecido por causa das plantações de cana-de-açúcar.
História política: Ribeira ganhou este nome pela Lei Provincial nº. 35, de 06 de abril de 1872, em razão de sua localização, no Vale do Ribeira. Antes, chamou-se ainda Bom Jesus da Cana Verde, devido à lavoura da região. Foi elevado à categoria de município pela Lei Estadual n nº 212, de 20 de outubro de 1910.
Pelo Decreto-lei nº 6448, de 21 de maio de 1934, o Município de Ribeira é reduzido à condição de Distrito e incorporado ao Município de Apiaí. Foi elevado novamente à categoria de município com a denominação de Ribeira, pela Lei Estadual nº 2503, de 03 de janeiro de 1936.

Festas populares:
Ale-Rua (sábado de Aleluia); carnaval; Festa do Divino (junho); Corpus Christi (junho); Festa de São João no Bairro Catas Altas (23/06) e São Pedro no Bairro Saltinho (29/06); Festa do Bom Jesus na primeira semana de agosto e as comemorações do aniversário da cidade em 20 de outubro com tradicional desfile escolar e bailes popular e de gala, além de provas esportivas e outras atrações.


Economia:
A economia do município está baseada na produção agrícola de lavouras permanentes e temporárias de banana, laranja, arroz, cana-de-açúcar, feijão, mandioca e milho, além da pecuária bovina, suína e avicultura. Há também forte atividade artesanal.
Atrativos turísticos:
O município oferece passeios em trilha ecológica, passeios de barco a motor e a remo no rio Ribeira, trilha a cavalo ou bicicleta em matas e fazendas, banhos em cachoeiras e piscinas naturais formadas pelos riachos, pesca e esportes aquáticos. O município conta com uma abundante rede hidrográfica o que oferece aos habitantes e visitantes balneários de extrema beleza em diversos pontos do rio Ribeira, ribeirão Tijuco e rio Catas Altas e outros rios que cortam o município, inúmeras cavernas e grutas, muitas ainda inexploradas, além de montanhas cobertas de matas exuberantes e um clima muito agradável.  

População: 
De acordo com o censo de 2007, o município contava com 3.444 habitantes sendo menos de 30% de população urbana. A área total do município de Ribeira é de 335 km2.
A população ribeirense, hospitaleira e festeira, está sempre de braços abertos para receber seus visitantes, o que levou a cidade a ser chamada, carinhosamente, em toda região como Capital da Amizade.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário